Mais Autoconhecimento Erickson Rosa

Inteligência Emocional: Tudo que Devemos Saber

Inteligência emocional é a capacidade que temos de utilizar nossas emoções ao nosso favor. Até mesmo as emoções que parecem ser negativas podemos utilizar de maneira positiva, se formos capazes de avaliar e lidar com os nossos sentimentos.

Afinal, o que é inteligência emocional? 

Nesse artigo quero entregar a você tudo que precisa saber para ampliar a sua inteligência emocional. Aqui encontrará:

  • Importância em desenvolver a inteligência emocional
  • As 5 bases da inteligência emocional;
  • Benefícios de se desenvolver a inteligência emocional;
  • 5 práticas diárias para desenvolver inteligência emocional.

 

A importância de desenvolver a Inteligência Emocional

Quando não sabemos lidar com nossas emoções elas nos dominam completamente. É como andar em um cavalo selvagem, que ao simples mudar de vento muda a direção para onde vai.

Basta que algo saia errado em nosso dia para perdermos a cabeça ou pensarmos que tudo foi horrível.

Porém, se desenvolvemos uma capacidade de observar, identificar e controlar nosso lado emocional, ganhamos a liberdade de agir ao sentir.

De maneira geral, quando sentimos, reagimos. Por isso, aqui iremos ir na direção de ao sentir, refletir e depois agir. Esse tempo de reflexão nos gera assertividade em nossas ações. Mas para ganhar essa liberdade não é algo muito simples. Precisamos de treino. 

Permita-me ajudar a iniciar esse treinamento.

As 5 bases da inteligência emocional

A inteligência emocional é formada por cinco pilares, que Daniel Goleman, psicólogo e jornalista científico, elenca como:

 

  • Conhecimento das próprias emoções

 

Aprender sobre si mesmo e sobre o nome daquilo que sente é crucial. Como poderemos lidar com raiva, ansiedade, tristeza e outras diferentes emoções se não sabemos a diferença entre elas. 

A raiva e o medo, por exemplo, possuem a mesma resposta fisiológica. Se não nomear cada emoção e cada sensação que ela gera em nosso corpo, ficaremos reféns daquilo que sentimos, sem entender como cada emoção afeta nossa vida.

Abaixo tem uma lista com as 27 emoções que foram encontradas em estudos como o feito por pesquisadores norte-americanos. 

Desejo – admiração – nostalgia – romance – tristeza – desejo sexual – adoração – apreciação estética – diversão – tédio – calma – confusão – nojo – dor empática – ansiedade – temor – estranheza – satisfação – encantamento – inveja – excitação – medo – horror – interesse – alegria – simpatia – triunfo.

 

  • Regular as próprias emoções

 

Depois de aprendermos a nomear nossas emoções e identificá-las temos que cuidar delas. Aqui podemos dizer que regular as emoções é cuidar de nossas emoções. Cuidar no sentido de não deixar que nossas emoções nos façam mal e criarmos assim aversão por elas.

Por exemplo, é fácil dizer para que você mantenha o controle durante um acesso de raiva. Outra coisa é durante um evento altamente estressante você se manter calmo.

Por essa razão é que devemos treinar nossa mente para conseguir ver nossa emoção e controla-la. Uma das práticas mais poderosas para isso é a meditação.

inteligência emocional

Nesse artigo você encontrará mais sobre isso (https://felicidadeconsciente.com.br/meditacao-21-beneficios/)

 

 

  • Capacidade de se motivar 

 

Podemos desenvolver a capacidade de ter liberdade de agir antes de sermos carregados por nossas emoções. Precisamos ter em mente que somos capazes de desenvolver isso. 

A automotivação é a habilidade de, mesmo que percamos o controle, de entender que estamos caminhando para essa liberdade de ação perante as emoções.

Pense como seria importante você simplesmente escolher qual seria sua ação mesmo diante de um ataque de estresse ou raiva. Essa é a liberdade que desejamos.

 

  • Empatia

 

Entender o outro e compreender o porquê das suas ações gera mais entendimento e menos julgamento. Isso ajuda a controlar nossas emoções e permite que tenhamos uma visão mais ampla da situação.

Quanto mais julgamos, estreitamos nossa visão, pois olhamos apenas por nossa perspectiva, sem considerar como o outro vê ou age.

 

  • Relacionamento interpessoal

 

Se construímos boas relações ficará mais fácil de lidar com nossas emoções. Pessoas positivas nos incentivam a aprender sobre nós mesmos e conhecer melhor nosso lado emocional. Além disso, boas relações constroem um cenário positivo a nossa volta e tudo fica mais favorável.

Benefícios de se desenvolver a inteligência emocional

  1. Você melhora as suas relações
  2. Diminui seu medo e ansiedade
  3. Compreende mais sobre você
  4. Entende suas capacidades e limitações
  5. Aprende a cuidar mais de si
  6. Aumenta sua autoestima
  7. Aprende a usar seu lado emocional
  8. Aprende a refletir antes de agir
  9. Ganha liberdade de ação

3 práticas diárias para desenvolver inteligência emocional

Vamos agora a prática. Aqui teremos 5 práticas que te ajudarão a desenvolver esse conhecimento sobre si.

 

1) Livro das emoções

 

Tenha um livro onde escreve as emoções que sentiu durante seu dia. Essa prática ajudará você a se sensibilizar quanto ao conhecimento de suas emoções.

Benefícios: 

  • Conhece quais emoções você mais tem durante o dia
  • Sensibilidade para nomear as emoções
  • Aprende mais sobre suas emoções e o que as disparam

 

2) Meditação do Foco

 

Medite durante 10 minutos por dia, colocando o foco na respiração. Se sua mente flutuar, volte novamente para o foco na respiração. Faça isso todos os dias.

Benefícios: 

  • Aumenta sua habilidade de autocontrole
  • Acalma sua mente
  • Aumenta sua capacidade de foco

 

3) Converse com seus amigos sobre seu lado emocional

 

Converse com um amigo sobre sua parte emocional e veja as percepções dele sobre você. Tenha em mente que essa é uma visão e não a verdade absoluta. 

Benefícios: 

  • Amplia sua visão de si mesmo
  • Aumenta sua capacidade de entender a visão do outro (empatia)
  • Cria mais conexão com as pessoas

Vídeo de Apoio: Como desenvolver inteligência emocional

Nesse vídeo ofereço para você o primeiro passo para o desenvolvimento da inteligência emocional.

Link para o vídeo: https://youtu.be/ftXggzbZktk

Gratidão por ter você aqui. Podemos nos manter em contato através do Telegram: https://t.me/felicidadeconsciente
(Apoie esse blog clickando em um dos anúncios. Obrigado.)

 

Sobre o autor | Website

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Terapeuta formado em psicoterapia e em reprogramação mental. Autor do E-book com mais de 10.000 downloads, Cure a Ansiedade Sem Remédios. Desenvolvedor do Projeto Felicidade Consciente, do Método dos 8 passos e Colunista do UOL no Blog Horóscopo Virtual.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. Givaldo disse:

    Olá, bom dia Edson! Artigo de conteúdo excelente. Precisamos cada vez mais desenvolver a inteligência emocional para melhorar nossas decisões e nossa vida.
    Gratidão

     
  2. jorge flores disse:

    Muuuuito Bom. Bótimo O assunto Inteligência Emocional

     



Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.